O QUE É O GOLPE DO CONSIGNADO E COMO ELE FUNCIONA?

O golpe do empréstimo consignado é um tipo de fraude que, como o nome sugere, envolve o crédito consignado – uma modalidade de empréstimo específica para servidores públicos, aposentados e pensionistas. Na prática, esse tipo de golpe pode ser aplicado de diversas formas e envolver diversos canais de comunicação, especialmente os digitais – WhatsApp, e-mail, SMS ou até mesmo ligações, geralmente envolve a oferta de crédito consignado com vantagens fantasiosas.

Os criminosos entram em contato com a vítima e se fazem passar por correspondentes bancários, prestadores de serviços de bancos ou funcionários do INSS e oferecem o serviço com condições extremamente vantajosas, como valor, taxa de juros ou número de parcelas – todas falsas. Quando a vítima manifesta interesse em fazer a contratação do serviço fraudulento, os golpistas solicitam um depósito antecipado como forma de garantia ou pagamento antecipado e, uma vez que a vítima faz o pagamento, os golpistas desaparecem, deixando-a no prejuízo. Muitas vezes, os golpistas se aproveitam da situação de vulnerabilidade das vítimas – idosos, pessoas sem instrução ou afinidade com o mundo digital para aplicar esse tipo de golpe.

Também, pode acontecer de golpistas ligar ou enviar mensagem pelo aplicativo WhatsApp solicitando a devolução do empréstimo já feito em contas de pessoas físicas e prometendo a liberação de um valor maior assim que devolver todo o dinheiro nessas contas indicadas pelos golpistas, por isso, é importante estar em contato com o representante bancário ou a central oficial do banco que foi feito seu empréstimo.


COMO SABER SE A COBRANÇA ESTÁ CORRETA E QUE NÃO SE TRATA DE GOLPE? 

Existem taxas e juros a serem pagos durante os pedidos de empréstimos convencionais. Para saber se a cobrança pela contratação da linha de crédito está correta, basta assegurar que:

– A cobrança não é feita antes do dinheiro do empréstimo cair na conta;

– A cobrança não é feita à parte das parcelas do crédito;

– Deve existir um contrato indicando quais são os tributos, as tarifas e as taxas dos serviços da instituição financeira.


COMO SABER SE ESTOU FALANDO COM UM CRIMINOSO OU COM O FUNCIONÁRIO DA CAP
PELO WHATSAPP?

Na contratação de crédito, algumas empresas já apostaram no SAC 2.0 para atender seus clientes, o que inclui a CAP FINANCEIRA, ou seja, atendimento via redes sociais. Mas como diferenciar um golpe do empréstimo falso de uma empresa verdadeira e confiável?

• Erros ortográficos nas mensagens: golpistas não se atentam aos erros da Língua Portuguesa.

• Horários não comerciais: golpistas não utilizam somente o horário comercial (9h às 18h) para enviar áudios para as suas vítimas. O contato ocorre a qualquer hora do dia. 

• Insistência e “descontos” nas cobranças antecipadas: caso o alvo repense a contratação do crédito, os golpistas se tornam incisivos e oferecem “descontos” nas cobranças antecipadas.


COMO IDENTIFICAR ESSES GOLPES:

Existem sinais que as quadrilhas emitem em mensagens e abordagens para aplicar golpes financeiros. Conheça os mais evidentes.

  • Solicitações de senha por telefone ou e-mail:

As instituições bancárias não enviam mensagens, e-mail ou fazem ligação telefônica para pedir senhas ou códigos de ativação. Esses dados são confidenciais e intransferíveis e não devem ser informados para ninguém. Portanto, desconfie de qualquer contato recebido em nome de bancos que solicitem informações desse tipo.

  • SMS de acompanhamento:

Alguns bancos enviam SMS em tempo real sobre compras feitas no cartão. E, caso receba uma mensagem desse tipo, informando uma compra que não foi feita por você, acesse o app do seu banco ou entre em contato com a central de relacionamento para bloquear ou solicitar estorno.

  • Sites duvidosos:

Existem lojas virtuais que não apresentam ferramentas que comprovem sua autenticidade e segurança. Portanto, para que as compras pela internet sejam seguras, escolha sites confiáveis que apresentem selo de segurança (cadeado na barra de endereço) e tenham boa reputação no mercado.

Por fim, deixe seu aparelho ou computador sempre protegido com um bom antivírus. E, por fim, utilize cartões virtuais para realizar suas compras sem o perigo de ter seus dados roubados


O QUE FAZER SE CAIR EM GOLPE?

A orientação é, em caso de fraudes ou não reconhecimento do empréstimo, a pessoa deve procurar imediatamente a instituição financeira, fazer a denúncia no Portal do Consumidor (consumidor.gov.br) em seguida, registrar o boletim de ocorrência.

Agora que você já sabe que precisa entrar em contato somente com os canais oficiais, veja as vantagens de contratar um empréstimo consignado com a CAP. E atenção: só pelos canais oficiais, hein!

Fone/WhatsApp: (92) 4102-1001 e (92) 4101-1001

E-mail: atendimento@capfinanceira.com.br

×